Volta às aulas movimenta 21 mil estudantes em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Volta às aulas movimenta 21 mil estudantes em Fernandópolis

Desde o último dia 25 de janeiro a rotina escolar já foi retomada para centenas de alunos de Fernandópolis. Todavia, a maior parte dos 21 mil estudantes que vai frequentar aulas este ano, do maternal à graduação, retorna as aulas após o carnaval, entre os dias 10 e 15. São 12 mil alunos das redes estadual e municipal de ensino, além de calouros das duas faculdades da cidade. 
A escola Sesi foi a primeira a retornar as atividades em 2016. Desde 25 de janeiro, 380 estudantes dos ensinos fundamental e médio já estão em aulas confirmou a diretora Rose Carósio. Na segunda-feira, foram as escolas da rede particular de ensino e os veteranos das faculdades que retomaram a rotina das aulas. 
Após o carnaval, no dia 10, os estudantes da ETEC “Armando Farinazzo” de Fernandópolis começam a cumprir o calendário escolar. Conforme o diretor Fernando José Pereira, no Ensino Médio regular e nos 11 cursos técnicos cerca de 1,1 mil alunos estão matriculados em 2016. 
A maioria dos estudantes, das redes municipal e estadual, retorna às aulas no dia 15 de fevereiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 5.830 alunos, distribuídos entre o maternal a ensino fundamental, voltam às aulas. A novidade é o funcionamento da Escola Leontina Conceição Siqueira, que vai funcionar na antiga escola do Sesi, na Avenida Américo Messias dos Santos, próximo ao Samu. O prédio reformado no ano passado, já está preparado para receber os estudantes diz a secretaria de Educação, Lídia Mara Buissa. A decisão de retornar junto com a rede estadual de ensino leva em conta a logística do transporte escolar. 
Na rede estadual de ensino, após a polêmica da reestruturação que foi suspensa, os mais de5 mil estudantes (2.816 no Ensino Fundamental e 2.270 no Ensino Médio) voltam às aulas também no dia 15. A novidade é o novo secretário da Educação, José Renato Nalini, que é “Cidadão Fernandopolense”, titulo outorgado pela Câmara de Vereadores quando ele ocupava a presidência do Tribunal de Justiça. 
Para o Dirigente Regional de Ensino Jorge Segae, “independentemente da troca de secretários, nossa expectativa é a de continuarmos atendendo as crianças e os jovens, da melhor forma possível, com muita seriedade e disposição. Felizmente contamos com uma das mais sérias e competentes equipes de profissionais da Educação do Estado de São Paulo, e que não tem medido esforços para dar ao ensino da região, o comprovado destaque”. 
UNIVERSITÁRIOS 
Unicastelo e Fundação Educacional de Fernandópolis dividiram a volta às aulas dos 7 mil universitários em duas etapas. Os veteranos estão em sala de aula desde segunda-feira, dia 1º. Já os calouros, só iniciam as atividades no dia 15. Com essa medida, as duas universidades assumem maior controle para impedir ocorrência de trotes que é proibido por lei. 
Com o retorno dos estudantes universitários, o reflexo será direto na economia da cidade. Com as aulas, voltam os estudantes universitários que movimentam o comércio local, principalmente os setores de alimentação, material escolar e imobiliário, que ganham fôlego após o período de férias escolares.