Programa capacita e fortalece produtores rurais e oferece oportunidades a toda a população
Com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, a Prefeitura de Fernandópolis inaugurou, na tarde desta sexta-feira (19), a unidade do programa Cozinhalimento. O espaço está instalado na Secretaria Municipal de Esportes.
A cerimônia teve início com a fala do subsecretário de Abastecimento do Estado de São Paulo, Diógenes Kassaoka, que explicou o funcionamento do programa e destacou o trabalho desenvolvido por Guilherme Piai à frente da pasta.
“O Cozinhalimento é um programa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que instala cozinhas profissionais nos municípios para capacitar a população. Já inauguramos, nesta administração, mais de 210 cozinhas em todo o estado, com mais de 25 mil cursos de capacitação realizados”, afirmou.
Na sequência, o secretário municipal de Agricultura, Waldir Bassan, agradeceu à gestão municipal pelo empenho na implantação do programa e ressaltou a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
“Esse é um trabalho que realizaremos em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que nos deu todo o apoio nesta inauguração. Vamos ajudar essas pessoas e levar independência, principalmente às mulheres chefes de família”, destacou.
O vice-prefeito Marcos Mazeti relembrou a parceria entre o Governo Municipal e a Secretaria Estadual de Agricultura e destacou os avanços conquistados.
“A Prefeitura está organizada e empenhada em trazer projetos que transformem Fernandópolis. Temos parcerias com o Sindicato Rural para fortalecer nossos produtores e hoje agradecemos ao secretário Guilherme Piai, que sempre esteve à disposição do município, enviando maquinários agrícolas e, agora, com a inauguração do Cozinhalimento”, disse.
O prefeito João Paulo Cantarella enfatizou a importância de políticas públicas voltadas à população.
“São iniciativas como essa que atendem pessoas que não estão diretamente no campo, mas que vivem do que o campo produz e dependem da agricultura para gerar renda e sustento. O Cozinhalimento aproxima o produtor da população, agrega valor aos produtos da agricultura e cria novas oportunidades para que esse trabalho chegue com mais qualidade à mesa das famílias”, afirmou.
Encerrando a cerimônia, o secretário estadual Guilherme Piai ressaltou as ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em diversas frentes. Esta sexta-feira marcou um de seus últimos dias à frente da pasta.
“Quando olhamos para áreas como o Cadastro Ambiental Rural, o seguro rural, o apoio às mulheres do campo e o Cozinhalimento, percebemos o empenho de toda a equipe. A Secretaria sempre teve uma atenção especial com Fernandópolis, e hoje isso se concretiza com a inauguração deste programa, uma das minhas últimas entregas como secretário”, destacou.
O evento contou com a participação de secretários municipais, servidores públicos, produtores rurais e representantes do Sindicato Rural.
Cozinhalimento
O Cozinhalimento é uma política pública consolidada da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com unidades fixas distribuídas por todo o estado. Desde o início do programa, 258 cozinhas foram inauguradas, com investimento total de R$ 25,5 milhões, voltadas à capacitação de comunidades, à promoção da segurança alimentar e à valorização dos produtos da agricultura paulista.
Em Fernandópolis, a unidade conta com estrutura completa, equipada com panelas, facas, tábuas de corte, liquidificadores, fornos, entre outros itens, preparada para receber cursos de qualificação e ações voltadas à população.