Evento destacou estratégias de prevenção e apoio às mulheres vítimas de violência
Fernandópolis sediou, na tarde de quinta-feira (27), o evento “21 Dias por Elas”, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher. A ação aconteceu no espaço The Villa e integrou uma série de encontros realizados em diversas cidades paulistas, tendo como tema desta edição “Fim da Violência Digital”.
Entre as autoridades presentes estavam o prefeito João Paulo Cantarella, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fabiana Cantarella; a secretária de Política Pública para a Mulher, Valéria Bolsonaro e a promotora de Justiça dra. Laila Pagliuso.
O prefeito João Paulo Cantarella fez a abertura oficial do encontro. “É uma alegria estarmos aqui por esse motivo tão nobre e ainda recebendo nossa secretária Valéria Bolsonaro. Já é a terceira vez que ela visita Fernandópolis este ano, o que demonstra a presença e a efetiva participação do Estado junto ao município.”
A programação teve início com uma roda de conversa mediada pela secretária Valéria Bolsonaro, com participação das painelistas Radila Sales, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da FEF; Cindia Moraca, advogada; e Priscila Guimarães, escrivã da DDM de Santa Fé do Sul. As convidadas debateram os impactos e desafios relacionados à violência digital contra mulheres.
Paralelamente, a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando ações de conscientização com a implementação do protocolo “Não Se Cale – O lugar é público, mas seu corpo não”, que promove orientação e proteção às mulheres. Diversas ações já estão sendo desenvolvidas no município.
Também prestigiaram o evento o secretário municipal de Saúde, José Martins, o provedor da Santa Casa de Fernandópolis, Marcos Chaer, a diretora da Drads, Ana Paula Almeida e os vereadores Janaína, Rosana Arouca, Daniel Domênices, Afonso Pessutto, Carlos Cabral e Jeferson da FEF.
O evento foi encerrado com a apresentação de um coral formado pela junção de três grupos: Rimas e Cantos, do CPP; Coral da Unati e Coral da Melhor Idade de Estrela D’Oeste.