Sem efetivo suficiente, nenhuma das dez delegacias de defesa da mulher da região vai ampliar seu funcionamento para 24 horas por dia, conforme nova lei federal sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O diretor do Deinter 5, José Luiz Ramos Cavalcanti, disse em entrevista ao jornal Diário da Região que é necessário aguardar a contratação de mais policiais para colocar a medida em prática.
Atualmente, as delegacias especializadas no atendimento à mulher funcionam só de segunda a sexta-feira. À noite e aos finais de semana, o atendimento é feito no plantão policial da cidade, em geral por equipes masculinas de policiais.
A determinação para funcionamento das delegacias especializadas de combate a violência contra a mulher está na Lei nº 14.541, publicada nesta terça-feira, 4, no Diário Oficial da União.
A região tem dez DDMs, seis em cidades sedes de seccionais: Catanduva, Fernandópolis, Jales, Novo Horizonte, Rio Preto e Votuporanga; e mais quatro delegacias nas cidades de José Bonifácio, Monte Aprazível, Mirassol e Santa Fé do Sul. Todas com funcionamento das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.