Enem abre maratona de provas para 1,6 mil estudantes em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Enem abre maratona de provas para 1,6 mil estudantes em Fernandópolis

Os 1,6 mil estudantes que se inscreveram para o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio – em Fernandópolis iniciam neste domingo, 13, a maratona de provas em busca de uma vaga em universidades públicas no ano que vem. Em todo o Brasil são cerca de 3,4 milhões de candidatos inscritos para fazer o Enem.  
Todos os estudantes inscritos optaram pela prova impressa em Fernandópolis. Na região, a prova digital será aplicada apenas em São José do Rio Preto para cerca de 350 alunos. As duas versões serão nas mesmas datas – 13 e 20 de novembro – e os itens das provas e o tema da redação, iguais.
Na região, além de Fernandópolis, as provas do Enem serão aplicadas em São José do Rio Preto com 7,5 mil inscritos para a prova impressa e 334 para a prova digital; Catanduva com 2,3 mil; Votuporanga com 1,9 mil; Jales quase mil inscritos; Santa Fé do Sul cerca de 550; e Mirassol com 800 inscritos. 
Em Fernandópolis, a prova será aplicada em dois locais: no campus da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis –  e na ETEC – Escola Técnica Prof. Armando José Farinazzo.  O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante e pode se confirmado no link https://enem.inep.gov.br/participante/.
No primeiro dia, neste domingo, 13, os participantes terão cinco horas e meia para responder a 90 questões das provas de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de escrever uma redação de até 30 linhas. 
No segundo domingo, 20, contudo, os estudantes contarão somente com cinco horas para concluir as provas objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Os portões serão fechados, em ambos os dias, às 13h e o exame iniciará às 13h30.
Os estudantes devem levar documento oficial de identificação com foto e da caneta preta e de material transparente e chegar ao local da prova às 12 horas. 
O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.