Fernandópolis perdeu posição no ranking das cidades inteligentes

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis perdeu posição no  ranking das cidades inteligentes

Fernandópolis caiu de 42º para a 93ª posição no Ranking Connected Smart Cities de cidades com população entre 50 a 100 mil habitantes na comparação entre as edições de 2021 e 2022. Ficou com a nota 26,058 este ano, dois pontos menor que a registrada no ano passado.
O estudo feito pela Urban Systems, em parceria com a Necta, analisa dados socioeconômicos de todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes do País e aponta as chamadas cidades inteligentes. Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, de acordo com o ranking divulgado nesta terça-feira, 4. Na região, as cidades que se destacaram no ranking foram Catanduva, na 71ª posição, e Rio Preto na 81ª.
No ranking nacional, Fernandópolis foi destaque em dois indicadores: Meio Ambiente em 12º lugar e em Saúde em 75º lugar na lista de 100 cidades. Nos demais quesitos a cidade ficou fora do ranking das 100.
O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia, inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.
Feito pela Urban Systems em parceria com a Necta, há oito anos, o ranking considera diversos aspectos para mapear cidades com mais de 50 mil habitantes, com maior potencial de desenvolvimento no Brasil – as chamadas cidades inteligentes.
“É importante lembrar que o conceito de cidades inteligentes defendido pelo Connected Smart Cities é o do município que provê soluções e qualidade de vida a seus habitantes, com ou sem o uso de tecnologias, e os novos indicadores trazem facilidades e melhoria à população, com o uso de tecnologia”, diz a plataforma.
Os indicadores que provocaram a queda de Fernandópolis no ranking das cidades entre 50 e 100 mil habitantes são: urbanismo, energia, inovação, economia, educação e empreendedorismo. 
Por outro lado, Fernandópolis melhorou nos indicadores de meio ambiente, saúde, segurança e governança. Meio Ambiente e Saúde colocaram a cidade entre as 100 cidades mais inteligentes no ranking nacional, respectivamente em 12º e 75º lugares.