Fernandópolis recebeu nesta sexta-feira, 25, mais 800 doses de vacina contra a Covid-19 e com isso está alcançando a marca de 50% da população vacinada com a primeira dose.
Com o avanço da imunização, o secretário de Saúde de Fernandópolis Ivan Veronesi já projeta para julho a queda no contágio que neste mês de junho já superou março, pico da segunda onda.
“Estamos chegando a marca de 50% da população imunizada com pelo menos uma dose. A vacinação está caminhando, não no ritmo que a gente gostaria, mas está avançando no grupo de pessoas de 43 a 49 anos. Estamos recebendo as doses fracionadas. Nesta sexta-feira estamos recebendo 800 doses e já distribuímos para as Unidades Básicas de Saúde para imunizar as pessoas. Vacina não tem que dormir na geladeira, tem que ir para o braço das pessoas. Na segunda ou terça-feira a gente deve receber mais doses e esse ritmo deve aumentar nos próximos dias. Creio que logo vamos atingir aquela imunidade que os nossos médicos infectologistas Dr. Márcio Gaggini e Dr. Mauricio Favaleça, apontam para que o contágio comece a cair”, afirmou.
Veronesi estima que a partir de julho essa tendência deve começar a ser percebida. Ele lamentou que ainda tem gente chegando no Postinho e perguntando qual vacina está disponível e dependendo da que está sendo aplicada ele sai da fila e vai embora.
“Infelizmente isso está acontecendo. As vezes as pessoas acabam dando ouvido para algumas fake news e começa querer escolher vacina. Não temos escolha. Quem não quiser tomar, a dose dele será aplicada em alguém. O governo manda a vacina e não importa se é vacina A, B ou C temos que tomar. Agora é da vontade da pessoa se imunizar ou não. Independe da nossa vontade. Mas, ele precisa saber que com a vacina ele está mais protegido, mas não pode abandonar os protocolos (usar máscara, álcool em gel, distanciamento social)”, esclareceu.