Com taxas elevadas, Fernandópolis começa a semana registrando 50 novos casos positivos de Covid-19 nesta segunda-feira, 13. O número foi informado pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme nova deliberação da Secretaria Estadual da Saúde, a testagem é realizada de acordo com o período de início dos sintomas, por PCR ou Teste Rápido. Com a alteração e coleta de novos testes, os boletins informativos publicados diariamente pela Secretaria Municipal de Comunicação, com os dados da Secretaria Municipal de Saúde passam a ter maior número de suspeitos, positivos e negativos.
“A ampliação da testagem diagnóstica para Covid-19 tem o objetivo de oferecer subsídios para os serviços de saúde quanto à investigação laboratorial, utilização e interpretação dos testes sorológicos e padronizar as condutas de isolamento após a realização dos mesmos”, comentou o secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi.
• Síndrome Gripal característica de Covid-19: Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta, coriza, dificuldade respiratória, ausência de paladar, ausência de olfato.
• Em crianças: considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
• Em idosos: a febre pode estar ausente. Considerar também critérios específicos de agravamento como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.
RT-PCR
Realizar o RT-PCR para todos os indivíduos sintomáticos, preferencialmente do 3º ao 7º dia do início dos sintomas.
Recomenda-se a realização de teste rápido (TR) para todos os indivíduos sintomáticos que procurarem assistência, após o 7º dia do início dos sintomas, preferencialmente a partir do 14º dia do início dos sintomas.
A testagem em indivíduos assintomáticos tem o objetivo de compor estratégia ampla de resposta à pandemia identificando a extensão da transmissão da doença em determinadas populações ou grupos populacionais, por meio da identificação de resposta imunológica.
Embora ainda seja desconhecido o tempo de permanência dos anticorpos produzidos pela infecção do Sars-CoV-2 no organismo, o uso de testes sorológicos pode ser útil se, preferencialmente tiverem, objetivos claros, planos definidos e bem interpretados.