Semana Nacional de Trânsito terá campanha e simulado de acidente

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Semana Nacional de Trânsito terá campanha e simulado de acidente

Fernandópolis vai se integrar a “Semana Nacional de Trânsito” que começa amanhã e vai até o dia 25 de setembro. A campanha “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro” terá ação de conscientização dos motoristas e pedestres e um exercício de simulação de acidente com participação do Corpo de Bombeiros. 

A campanha, de caráter educativo, é realizada anualmente neste período e conta com a participação do Conseg - Conselho Municipal de Segurança de Fernandópolis, Polícia Militar, Polícia Civil, vários clubes de serviço e Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Postura Urbana.

Esta ação objetiva conscientizar os condutores de veículos e os pedestres no sentido de observarem as regras de trânsito e, consequentemente, colaborarem com a redução do número de acidentes de trânsito no município. A programação consistirá na distribuição de panfletos de orientação, colocação de faixas educativas nas vias públicas, bloqueios de trânsito de orientação, palestras em escolas e divulgação nos órgãos de imprensa local e regional.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e sofrerá as consequências de suas escolhas. Assim, o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro” possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores). Destacando que cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença.

SIMULAÇÃO

O exercício simulado de acidente de trânsito está programado para o dia 23 de setembro, sexta-feira, a partir das 9 horas a Avenida Raul Gonçalves Júnior, esquina com a rua Thessalonico Barbosa.

No local, o Corpo de Bombeiros de Fernandópolis realizará um simulado de acidente de trânsito envolvendo veículo contendo produtos perigosos com ônibus escolar. O objetivo desta ação é treinamento de todo efetivo de bombeiros da região de Fernandópolis.

De acordo com a Secretaria de Trânsito, a simulação terá a participação do Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, ambulâncias, Polícia Militar e Polícia Civil. Os figurantes que desempenharão a função de vítimas são alunos do curso de enfermagem da FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis e não haverá a participação de menores de idade no exercício da simulação.