Os correntistas de Fernandópolis foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira, pós-feriado da Independência. A maioria das agências bancárias da cidade estava com atendimento apenas nos caixas eletrônicos. Cartazes anunciavam a greve.
A decisão de adesão à greve foi tomada em assembleia realizada defronte a antiga agência do Banco Itaú na Rua Rio de Janeiro que reuniu bancários de Fernandópolis. A paralisação havia sido anunciada para segunda-feira, 12, mas começou efetivamente nesta quinta-feira.
O movimento paralisou o atendimento nas duas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander e Itaú. Apenas as agências do Bradesco e HSBC abriram às 10 horas no expediente normal.
O diretor da sub-sede do Sindicato dos Bancários em Fernandópolis, Wilson Caldas confirmou a adesão à greve e que é por tempo indeterminado. Disse ainda que na sexta-feira haverá rodada de negociação e a categoria realiza assembleia na segunda-feira para decidir os rumos do movimento. Se houver acordo, os bancos só retornam ao atendimento na terça-feira, 13.
Os bancários reivindicam reajuste de mais de 14,7%, enquanto que os bancos oferecem 6,5% mais um abono de R$ 3 mil.
Nas agências bancárias o atendimento está disponível apenas nos caixas eletrônicos. Internamente os bancários mantém o serviço mínimo para funcionamento da agência. A greve dos bancários sobrecarregou o atendimento nas Lotéricas e Correspondentes Bancários.