Igreja Católica lança tema da Campanha da Fraternidade desse ano

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Igreja Católica lança tema da Campanha da Fraternidade desse ano
 Foi lançada em todas as paróquias do Brasil na quarta-feira de cinzas a Campanha da Fraternidade 2012, com o tema Fraternidade e Saúde Pública e lema: "Que a Paz se difunda sobre a terra" (Eclo 38,8).
 A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – e tem como objetivo esse ano “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde”.
 Fernandópolis é paróquia da Diocese de Jales que tem à frente o bispo diocesano Dom Luiz Demétrio Valentini, que realizou uma preparação na Escola Vocacional para padres, irmãs e representantes das Cáritas Paroquiais, que são responsáveis pela animação da Campanha nas paróquias e comunidades, e membros da Pastoral da Saúde, que neste ano têm papel importante na reflexão do tema.
 O encontro teve início com a oração da campanha, seguindo-se a explicação do tema e lema da CF, sua importância e objetivo, apresentados por D. Demétrio. Na sequência, a médica e teóloga Andréia Bichara falou sobre saúde pública. O padre Márcio Roberto aprofundou a parte teológica do texto-base elaborado para estudo sobre a Campanha da Fraternidade 2012.
TEXTO-BASE DA CAMPANHA
 Com esse tema, a Igreja quer sensibilizar a todos sobre a realidade das pessoas que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade.
 O Brasil possui um sistema público de saúde. Isto significa que todas as pessoas têm direito a tudo que está ligado ao atendimento da saúde, desde os cuidados preventivos até os que são necessários quando a doença as atinge.
 Entretanto, não bastam uma boa lei e um bom sistema; são necessários recursos públicos, isto é, recursos que a sociedade garante, através das complementares esferas de governo, para os cuidados da saúde de todos e todas. É preciso definir bem o que se entende por saúde. Só então se pode examinar a realidade da saúde na vida das pessoas.
 Não dá para dizer que saúde é somente ausência de doenças. Seria como dizer que paz é ausência de guerras. Todos sabem que tanto a paz quanto a saúde podem não andar bem, mesmo quando não há doença ou guerra.
 A saúde, por exemplo, quando a alimentação é pouca e de baixa qualidade; quando o ar que se respira e a água que se bebe estão contaminados; quando alguém não encontra oportunidade de trabalho ou é explorado por seu patrão.
  Enfim, há situações que não são doenças, mas deixam a pessoa sem saúde. Para ser saudável, a pessoa precisa de ambientes favoráveis nos âmbitos ecológico, social, alimentar, mental e espiritual.
 O objetivo que deve estar presente em todas as ações desta Campanha da Fraternidade é mobilizar pessoas, comunidades e sociedade para exigir a promoção e a garantia do direito à saúde de todas as pessoas, através do atendimento universal de saúde pública e com boa qualidade.
 Como acontece em todos os anos, a Diocese elaborou um livrinho para ser refletido nos Grupos de Família. São quatro encontros com os seguintes títulos: “Saúde e Doença: dois lados da mesma realidade”, “Fraternidade e a Saúde Pública”, “Que a saúde se difunda sobre a terra” e “Igreja, comunidade servidora no amor”. No final traz a Via-Sacra, que pode ser rezada todas as sextas-feiras, durante o tempo da Quaresma.