A Clínica de Fonoaudiologia da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) está trabalhando com pacientes que apresentam queixa de ronco. O ronco acontece como uma conseqüência da presença de um obstáculo a livre passagem do ar pelo nariz e faringe.
É um problema que atinge a maioria da população e causa desconforto respiratório e emocional. O ronco pode causar apnéia, que e uma parada de respiração durante o sono. Quando as crises de apnéia acontecem mais de cinco vezes numa mesma noite, são caracterizadas como crises obstrutivas preocupantes, explica a coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Mara Mércia Belúcio Buosi.
A busca de uma via alternativa de respiração (boca) acarreta em flacidez de musculatura orofacial e de vias aéreas superiores, que irão contribuir para que as crises de apnéia aconteçam com mais freqüência.
Nesse sentindo, o fonoaudiólogo atua orientando e elegendo exercícios para fortalecimento e reeducação das estruturas envolvidas com a respiração, levando assim, a diminuição do ronco e da apnéia e promovendo melhora na qualidade de vida do paciente.
E importante ressaltar que o trabalho com o paciente roncador é interdisciplinar e a atuação do fonoaudiólogo e essencial para o sucesso da reabilitação.