Vereadora pede botoeiras sonoras nos semáforos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Vereadora pede botoeiras sonoras nos semáforos
Na luta pelos direitos dos deficientes visuais, a vereadora Neide Garcia desta vez indicou ao prefeito Luiz Vilar para que tome providências, junto ao departamento competente, para a instalação de botoeiras sonoras nos semáforos existentes no município, com informação em braile para auxiliar a passagem dos pedestres portadores de deficiência visual, proporcionando maior segurança na travessia.
A botoeira eletrônica é um equipamento desenvolvido para atuar em trânsito urbano, objetivando garantir maior segurança para todos os pedestres e melhorar significativamente a orientação para os pedestres com deficiência visual.
Através de um emissor sonoro, são emitidos sinais, indicando o momento de travessia para os pedestres. Sendo assim, quando o foco de pedestres estiver aceso, um sinal sonoro intermitente soa, indicando o momento para a travessia. Opera também da forma convencional, ou seja, se o botão for acionado momentaneamente, nenhum sinal sonoro é emitido.
Já os pedestres com deficiência visual deverão acionar o botão por um tempo de no mínimo três segundos (ao completar esse tempo soará um “bip” indicando a aceitação do comando) e, então, no momento da travessia, será emitido o sinal sonoro durante o sinal verde.