O presidente da Uniesp, Fernando Costa, desmentiu categoricamente que a Faculdade de Medicina da Unicastelo de Fernandópolis será transferida para o campus de outra cidade.
Há algumas semanas, Uniesp e Unicastelo firmaram um contrato de parceria. A Uniesp é uma instituição que possui 42 faculdades no Estado de São Paulo.
Nos últimos dias, correu em Fernandópolis o boato de que o cobiçado curso de Medicina poderia ser transferido de Fernandópolis para outra cidade. Segundo esse boato, problemas estruturais como a complicada transformação da Santa Casa de Misericórdia em hospital-escola, a implantação do curso de residência médica e as dificuldades para abrigar médicos-professores de fora, com mestrado e doutorado, seriam algumas das causas da mudança.
Outro problema seria o vivo interesse de uma cidade da região pelo curso, já que, por determinação do MEC, nos próximos anos nenhum novo curso de Medicina poderá ser criado no Estado de São Paulo. Segundo essa teoria, a tal cidade, que inclusive montou razoável estrutura para receber uma faculdade dessa natureza tem até residência médica estaria trabalhando nos bastidores para levar a instituição fernandopolense.
Os boatos mobilizaram presidentes de entidades, políticos e lideranças de Fernandópolis. Até encontros sigilosos para tratar do assunto aconteceram nos últimos dias. Muita gente foi mobilizada.
Segundo Fernando Costa, nada disso faz sentido: Não existe a mínima possibilidade de que isso aconteça, garantiu. Temos grandes projetos para a área de saúde, um trabalho que será conduzido por grandes profissionais e que terá a parceria de sete faculdades de Medicina do Estado, inclusive a nossa de Fernandópolis.
Costa afirmou que esse projeto é inovador e oferecerá 40 bolsas de estudo anuais no valor integral do curso de Medicina para estudantes carentes que se destaquem no ensino médio. Segundo ele, as cidades que se inscreverem para participar do projeto, através de suas prefeituras, indicarão os alunos, que, depois de formados, pagarão a bolsa prestando serviços profissionais no sertão do Norte/Nordeste brasileiro.
O presidente da Uniesp diz que há grandes planos para a Educação no campus da Unicastelo de Fernandópolis: Ainda na semana passada, comentei esse projeto com o empresário Luiz Arakaki, que me visitou com sua família e me acompanhou em visita pela Uniesp. Disse-lhe que é nossa pretensão, em médio prazo, ter 15 mil alunos em Fernandópolis.
O empresário mostrou-se surpreso com os boatos: Fiz um compromisso com a família Arakaki: em 15 anos, seremos a maior estrutura universitária da região noroeste paulista. Queremos chegar perto de São José do Rio Preto, assegurou.