O Comandante do Décimo Sexto Batalhão de Polícia Militar do Interior, Tenente-Coronel PM José Pascoal Nicoletti liberou nota à imprensa apresentando os resultados da Operação Carnaval de 2010.
Segundo a nota, ocorreram mais prisões em flagrante delito que no ano anterior, embora tenham sido registradas menos ocorrências, o que denota, na interpretação da Polícia Militar, progressividade na sensação de segurança proporcionada à população durante os festejos carnavalescos.
Com a intensificação do policiamento em ações preventivas, baixaram os índices de ocorrências contra o patrimônio, em especial o furto, que apresentou estatísticas inferiores a 2009.
Destaca-se nesse ponto a prisão de uma quadrilha que agia na região de Votuporanga. Outro ponto positivo na operação carnaval 2010 é a queda dos registros de ocorrências de tráfico, bem como de uso de drogas.
Também diminuíram as apreensões de armas de fogo. Os acidentes com vítimas tiveram considerada diminuição cerca de 22% em relação ao mesmo período no ano anterior.
Para Nicoletti, os índices de 2010 em relação a 2009, demonstraram que alcançamos as metas estabelecidas para o ano corrente, mas acima dos índices está a dedicação dos policiais militares empregados nos 49 municípios do 16º BPM/I os quais com abdicação do convívio familiar e horas de lazer promoveram a segurança das famílias e visitantes de nossa região.