O Núcleo de Negócios é uma das novidades neste ano. Trote está proibido na instituição
Estudantes dos 32 cursos de graduação da Fundação Educacional de Fernandópolis retornam às aulas no dia 1º de fevereiro. No mesmo dia, também recomeçam as aulas no FEF Teen Objetivo e na FEFtec (escola de cursos técnicos da FEF). Já os alunos da Pós-Graduação tiveram a primeira aula do ano no último sábado, dia 23 de janeiro. No total, são cerca de 9 mil alunos que estão retornando às aulas na Fundação.
Uma das novidades esse ano é a criação do Núcleo de Negócios, que vai reunir todas as atividades da Fundação nas áreas de Administração em Marketing, Economia e Ciências Contábeis, cursos que funcionam no câmpus III (no Shopping Center Fernandópolis). Outra mudança para os estudantes desta área é que os ingressantes nos três cursos terão noções básicas destas três áreas de atuação e, se quiserem, podem até mesmo mudar de habilitação no segundo ano da graduação.
O curso de Jornalismo e toda estrutura de laboratórios de Comunicação agora vão ficar mais perto desse centro de negócios e voltam a funcionar no campus III, no Shopping.
Os cursos da área de educação também vão funcionar em um mesmo campus neste ano. Todas as licenciaturas, inclusive Letras, História e Geografia, que estavam no câmpus IV, em 2010 vão funcionar no campus I, o que vai facilitar atividades conjuntas da área de Educação. Apenas o curso de Educação Física continua no campus III por causa da facilidade da estrutura com quadra de esportes.
No site da FEF (www.fef.br), o calendário acadêmico já está disponível para download. No documento, constam as semanas de provas e feriados previstos para este semestre.
Como nos anos anteriores, em 2010 o trote continua proibido na Fundação. Em todos os campi da FEF, a Polícia Militar vai dar apoio na segurança e ajudar na manutenção da ordem. A proibição do trote vem acompanhada de atividades de integração entre calouros e veteranos, que deverão estimular a confraternização com paz e cidadania, deixando de lado as humilhações e banhos de tinta. A campanha contra o trote vai incluir campanha de conscientização com cartazes, banners e faixas.
Os praticantes do trote serão punidos com sanções que podem chegar até a expulsão do aluno da instituição, além de encaminhamento do caso à polícia para apuração criminal do fato. Tais medidas constam na Lei Municipal nº 3.469, aprovada no ano passado em Fernandópolis.