FRIO ÀS VESPERA DO INVERNO NO NOROESTE PAULISTA

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

FRIO ÀS VESPERA DO INVERNO NO NOROESTE PAULISTA
Domingo dia 21 de junho começa o inverno. Nessa estação que compreende os meses de junho, julho, agosto e vai ate o dia 22 de setembro, as temperaturas são climatologicamente amenas. Na nossa região este período e considerado o menos chuvoso do ano no que se refere a distribuição de chuva. Em Ilha Solteira, por estar localizada mais ao noroeste, o inverno é o menos rigoroso do Estado de São Paulo, mas também pode apresentar temperaturas bem baixas, como o ocorrido dia 23 de maio de 1996, quando a temperatura em Ilha Solteira chegou aos 0,2°C.

Na agricultura o clima de inverno pode influenciar positivamente ou negativamente. A escassez de chuva no período faz com que seja necessário irrigar muitas culturas, demandando um maior gasto para produção, mas com a garantia de que vai colher e ter produtividade. Por outro lado, culturas como o tomateiro, são favorecidas pelas baixas umidades relativas e temperaturas porque esses fatores são limitantes ao desenvolvimento da mancha bacteriana e da pinta preta entre outras doenças, que no verão devido à alta incidência na cultura, elevam os gastos com produtos químicos utilizados no controle fitossanitário e podem até inviabilizar o cultivo em ambientes abertos.

Segundo dados da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, a temperatura média nesse mês é de 19,2°C, abaixo da média histórica de 21,6ºC e este mês se chegou a registrar temperaturas de até 7,1ºC na manhã do dia 4. Julho tem média histórica é de 21,5°C.

O total de chuvas esperado para o mês de junho é de 30 mm e até o momento choveu 21,8 mm, tendo uma evapotranspiração de 46 mm, acumulando um déficit hídrico que vêm dos meses anteriores.

A chuva acumulada em 2009 está em 732 milímetros, muito próxima do histórico para o período que é de 724 milímetros.



DIA DO MEIO AMBIENTE

No último dia 5 de junho, comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e em Ilha Solteira para marcar a data, foi feito o plantio de 150 mudas de Ipê (Tabebuia sp.), realizado de maneira simultânea e coletiva com a participação de várias entidades, escolas, vereadores e órgão públicos. Um gesto de conscientização e preocupação com o meio ambiente e que não deveria ser esquecido em outros dias do ano.

O Ipê é considerado uma árvore símbolo para o município e no passado esta espécie foi plantada em vielas e ruas, com a finalidade de proporcionar beleza cênica e conforto térmico aos moradores desta cidade.

Neste mês de junho os ipês começam a florir, proporcionando beleza e admiração aos moradores mais atentos. Para árvore começa o período reprodutivo, com a formação das flores, frutos e sementes e para nós um momento de contemplação.

Segundo o Biólogo e Doutorando da UNESP Ilha Solteira Renato Alberto Momesso Franco “as plantas e os animais respondem a estímulos ambientais, tais como a seca, o frio, o calor, o comprimento do dia (fotoperíodo). Esses fatores em conjunto podem ocasionar florescimento em determinadas plantas, como nos ipês floridos em nossa região, que na primeira semana do mês de junho passaram por um estresse ambiental e fisiológico”.