Representantes do Banco Central do Brasil realizaram nesta quinta-feira, dia 28 de maio, na sala de treinamentos da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis), uma palestra sobre educação financeira e conscientização popular.
O encontro, que contou com a participação de colaboradores da ACIF, funcionários da Prefeitura e de lojas do comércio local, tratou de assuntos como manipulação, conversação e substituição de cédulas deterioradas e dicas para identificar notas falsas.
Foi apresentada também a campanha que o Banco Central está promovendo para incentivar o uso de moedas, cada vez mais escassas no comércio, dificultando, muitas vezes, a formação do troco para o cliente. O objetivo da campanha é incentivar a circulação de moedas que são deixadas de lado pela população, mostrando que com apenas moedas é possível tomar um cafezinho, refrigerantes ou até mesmo comer um lanche. Cartazes serão espalhados pela cidade para divulgar a campanha.
De acordo com os representantes do Banco Central, para produzir uma moeda de R$ 0,01 são gastos R$ 0,10. A duração média dessa moeda é de 30 anos, enquanto as cédulas têm vida útil de aproximadamente um ano.
A palestra faz parte do Programa de Educação Financeira do Banco Central, que envolve ações que visam propiciar orientação à sociedade sobre assuntos financeiros. Mais informações sobre utilização e substituição de cédulas e moedas podem ser adquiridas no site do Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br).