Os alunos do curso de Agronomia da Unicastelo Campus Fernandópolis participaram de três visitas técnicas nesta semana. Setenta alunos do 7º período visitaram a indústria Sementes Cosmorama e o Viveiro de Mudas Giolo na segunda, 11. No dia 13, quarta-feira, 60 alunos do 5º período (60 alunos) estiveram no Núcleo de Produção de Sementes da CATI de Fernandópolis.
As visitas técnicas foram orientadas pela coordenadora do curso, Profa. Dra. Gisele Herbst Vazquez, que destacou a importância deste tipo de projeto para a formação dos estudantes: As visitas técnicas tanto no campo como nas agroindústrias soma aos conhecimentos teóricos dos alunos a prática profissional em todos os seus estágios, contribuindo não só na sua formação profissional, mas também motivando seus estudos.
Em Cosmorama, os alunos conheceram uma empresa estabelecida desde 1988, com produção de 6.000 toneladas de semente bruta por ano. A Sementes Cosmorama possui uma grande estrutura, com unidade de beneficiamento de 4.000 m², equipamentos de última geração, que permitem o beneficiamento diário de 60 toneladas de sementes de forrageiras, e tem capacidade de armazenamento de 1,5 toneladas.
No Viveiro Giolo, também em Cosmorama, os alunos conheceram todo o processo de produção de mudas de seringueira, inclusive a técnica de enxertia. O estado de São Paulo é responsável por 54% da produção brasileira e a região Noroeste por 53% da produção do estado. A seringueira é de grande importância para a região, mesmo sendo uma cultura carente em pesquisa e de técnicos experientes, o que abre muitas oportunidades para nossos alunos após formados, salienta Gisele.
Na visita no Núcleo de Produção de Sementes da CATI de Fernandópolis, órgão do governo do Estado cuja missão é produzir sementes e mudas para os agricultores a preços reduzidos, os alunos receberam explicações detalhadas sobre como as sementes são produzidas, beneficiadas e analisadas.