Na última segunda-feira, dia 1º de setembro, Marcos José Amâncio assumiu o cargo de gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga. Ele está no Sebrae-SP há 10 anos, e liderou, como consultor, diversos projetos no Escritório Regional de Barretos. Formado em Administração desde 1991 pela Universidade de Ribeirão Preto e com especialização em Marketing (1997 pela mesma instituição), Marcos José Amâncio, 39 anos, é casado e tem dois filhos. Também professor universitário, lecionou até recentemente no Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto, no curso de Gestão Empresarial.
No seu primeiro dia à frente do Sebrae-SP em Votuporanga, Marcos José Amâncio participou da divulgação dos resultados do primeiro Censo da Indústria do Setor Moveleiro, feito em junho, por iniciativa do Arranjo Produtivo Local (APL) dos Moveleiros do Noroeste Paulista. O objetivo do Censo é fazer radiografia completa dos dados sobre as empresas, para a elaboração de um planejamento estratégico, com definição de ações para aumento de produtividade, qualidade e competitividade das empresas. Os empresários participantes preencheram um formulário com 86 questões, sobre aspectos comportamentais, estratégicos, de planejamento e desenvolvimento de ações, relacionamento com funcionários e clientes, etc.
O resultado do Censo, que teve participação de 47 empresários do setor, foi apresentado na sede da Airvo Associação Industrial da Região de Votuporanga. O APL Moveleiro do Noroeste Paulista, desenvolvido juntamente com o Escritório Regional de São José do Rio Preto e com as duas principais associações dos empresários a AIRVO e o SIMM Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Mirassol envolve cerca de 40 empresas.
Destaques Regionais
Além deste APL, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga, criado em 1994, desenvolve diversos outros projetos voltados para a melhoria da competitividade dos empreendedores de micro e pequenas empresas de 57 municípios. Um deles é o de Pecuária Leiteira, que nos últimos três anos atendeu a cerca de 400 produtores rurais da região.
Outra ação do ER, desenvolvido juntamente com São José do Rio Preto e Araçatuba, foi o apoio na constituição do NAR Núcleo Automotivo Regional Noroeste, que hoje conta com a participação de 130 oficinas de 10 cidades (a expectativa é de que o número suba, até dezembro, para 250 oficinas de 20 cidades). Um dos benefícios para os empresários é o fortalecimento na hora de negociar com os fornecedores: eles estão se preparando para a primeira compra conjunta, e deve conseguir bons preços, já que vendem, mensalmente, 1.500 baterias e 14 mil litros de óleo lubrificante por mês.
O Escritório Regional do Sebrae-SP tem investido também na ampliação da rede de atendimento, com a implantação dos PAEs - Postos SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor, em cinco cidades da região: Cardoso, Nhandeara, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul. Além disso, implantou o Programa Incubadora Empresarial em três cidades: Fernandópolis, Santa Fé do Sul e Votuporanga.
Nossa expectativa é de dar continuidade ao excelente trabalho que já vem sendo realizado pelo antigo gerente e pela equipe, diz o novo gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga, Marcos José Amâncio. E, é claro, com a experiência adquirida, pretendemos buscar novas oportunidades para incentivar o empreendedorismo em Votuporanga e nas cidades de nossa região, planeja ele. A transferência dos gerentes regionais é uma política administrativa do Sebrae-SP que tem por objetivo trazer novos olhares sobre as regiões do Estado.