Parceria permitirá capacitação para alfabetização de adultos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Parceria permitirá capacitação para alfabetização de adultos
A Fundação Educacional de Fernandópolis - FEF promoveu o evento de lançamento da parceria entre a instituição, o Sindicato Rural de Fernandópolis e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Neste convênio, por meio do projeto FEF em Ação – Responsabilidade Social e Cidadania, os profissionais dos cursos de Jornalismo e das oito licenciaturas da FEF vão promover cursos de capacitação para dez docentes de alfabetização de adultos.

O Projeto FEF em Ação – Responsabilidade Social e Cidadania detectou um alto índice de adultos não alfabetizados nos bairros onde já ocorreu a coleta de dados. Como o SENAR e o Sindicato Rural já atendem essas comunidades com cursos de qualidade na área de alfabetização de adultos, a Fundação decidiu auxiliar na ampliação do programa. Para tanto, haverá o contato com as pessoas identificadas na coleta de dados para que integrem o programa de aulas do Sindicato Rural.

Ao mesmo tempo, a FEF oferecerá, durante o ano todo, cursos de capacitação para os professores desses cursos, auxiliando na preparação de material para as aulas para que estas fiquem cada vez mais interessantes e diversificadas.

“Ficamos muito preocupados quando vimos o resultado da coleta de dados na região do CAIC, onde 15% dos adultos eram analfabetos. A média geral brasileira é 11%. Foi então que fizemos contato com a equipe do Sindicato Rural e do SENAR para firmar a parceria e diminuir a evasão nas salas que eles já mantêm. Se uma entidade ligada à agropecuária se sensibilizou para a educação, por que uma instituição como a FEF ficaria de fora?”, disse Marli Viçoti, coordenadora do curso de Pedagogia da FEF e uma das organizadoras do projeto.

Para Luiz Vilar de Siqueira, a parceria estabelece um dos pontos mais importantes do Projeto FEF em Ação até agora. “É inacreditável que estamos em 2008, em uma cidade de médio porte como Fernandópolis e que ainda há um nível tão preocupante de analfabetismo em adultos. Esse trabalho em conjunto com o SENAR e o Sindicato Rural é se suma importância e não vai ser paralisado até que erradiquemos o analfabetismo em adultos na cidade.”

Marcos Mazeti, presidente do Sindicato Rural, disse que a parceria já foi levada ao conhecimento do presidente do SENAR Fábio Meirelles, e que ele se interessou muito em fazer do projeto de Fernandópolis um programa piloto para todo o Estado. “O SENAR já tem toda a estrutura para essas aulas. O que nos faltava, e agora a FEF vai suprir essa necessidade, é a diversificação dos materiais para os alunos, o auxílio para as professoras na preparação das aulas, proporcionando um ensino mais interessante e diminuindo a evasão nesses cursos”, explicou.

Além dos cursos de licenciatura, o curso de Jornalismo da FEF também vai atuar diretamente no projeto. Segundo Ana Carolina Araújo, professora do curso de Jornalismo que vai comandar a equipe de Comunicação no projeto, os estagiários vão elaborar materiais de apoio sobre atualidades para serem aplicados em sala de aula. “Muitos desses alunos trabalham o dia todo e vão para as aulas à noite. Não têm tempo para se informarem e, por não serem alfabetizados, acabam ficando excluídos do que os jornais e revistas publicam. O grupo de Jornalismo vai, então, produzir textos simplificados, vídeos, trabalhos em áudio e fotos para que esses alunos entendam melhor as modificações da sociedade onde vivem”, completa a professora.
Profissionais de outras áreas da FEF também atuarão no projeto ministrando orientações aos alunos nas áreas de saúde, cidadania, economia, etc. O evento de sábado contou ainda com as presenças de diretores do Sindicato Rural, membros da administração e coordenadores da FEF, além dos vereadores Ademir de Almeida e Maiza Rio.