Assessores da Prefeitura se reuniram com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de Fernandópolis, para obter informações sobre o Censo Populacional 2007. O encontro foi realizado com o objetivo de sanar dúvidas sobre o resultado preliminar publicado pela imprensa, como se fosse o resultado final, nas últimas semanas.
Os representantes do IBGE de Fernandópolis, com o apoio de membros da unidade de Santa Fé do Sul, participaram do encontro com os diretores de administração e planejamento da Prefeitura, Valdir Custódio Medrado e Edson Ribeiro Damasceno, e o chefe de gabinete Cláudio Ricardo Boutros, no gabinete da sede do Executivo. Durante o encontro, os técnicos do IBGE prestaram vários esclarecimentos e confirmaram que a contagem divulgada não é oficial.
Após manifestarmos discordância à reportagem vinculada sobre o assunto na mídia, entramos em contato com o IBGE-SP. O órgão foi muito prestativo, a equipe de Fernandópolis compareceu à Prefeitura e esclareceu nossas dúvidas, afirma Valdir Custódio, diretor administrativo da Prefeitura.
De acordo com os técnicos do instituto, o encerramento do Censo 2007 ocorrerá dia 12 de setembro e a divulgação dos resultados finais no Diário Oficial no dia 24 do mesmo mês. Após isso, a Prefeitura terá prazo de 20 dias para impetrar recurso visando averiguação dos dados ou até mesmo a recontagem, se for necessário. O instituto disponibilizará ao executivo a metodologia científica utilizada para a coleta de dados durante o levantamento.
Segundo os representantes do instituto quando a pesquisa foi publicada em alguns meios de comunicação, em agosto, ainda faltavam 1,5 mil domicílios para serem recenseados. Até o dia da visita à Prefeitura, restavam apenas 15 residências.
O IBGE ainda forneceu alguns dados já apurados pelo levantamento: houve um aumento no número de moradias. Foram contabilizadas 2,5 mil novas moradias em Fernandópolis. Desse total, 940 são ocupadas por estudantes, que não entram na contagem do IBGE, por serem habitantes flutuantes. Em 2000, havia, em média, 3,37 moradores por habitação. Este ano, o índice caiu para 2,99. Além disso, será apresentado à Prefeitura, um comparativo entre o Censo de 2000 e o deste ano, dividindo a cidade em regiões. Será disponibilizada também, a relação dos imóveis desocupados para que possa ser efetuada verificação em loco.
Informações adicionais
O primeiro censo no Brasil foi realizado em 1872. Depois desse, vieram os de 1890, 1900 e 1920. Com a criação do IBGE, em 1936, inaugurou-se uma moderna fase censitária no país. O Censo Demográfico é realizado a cada 10 anos pelo instituto. É a operação estatística mais importante para retratar a realidade sociodemográfica do país. Dos resultados do Censo Demográfico e das Contagens Populacionais são obtidas as tendências e parâmetros indispensáveis à elaboração de projeções e estimativas populacionais. Este ano, foram recenseados, no período de 16 de abril a 31 de julho de 2007, municípios com até 170 mil habitantes e outros 21 acima desta faixa. Cerca de 28 milhões de domicílios e 110 milhões de pessoas.
Os Censos são operações de levantamento de dados fundamentais para a formulação de políticas públicas e para tomada de decisões de investimentos privados e governamentais. Esta afirmativa está baseada exatamente no fato de que as estatísticas advindas de pesquisas como essas permitem traçar um retrato bem mais completo da realidade social, econômica e ambiental de um país. Os Censos 2007 vêm exatamente para cumprir essa missão. Além disso, eles também serão usados no cálculo do Fundo de Participação dos Municípios FPM. Em Fernandópolis, 29 recenseadores e 7 supervisores, formaram a equipe inicial que levantou todos os dados da pesquisa.